Síntese quali-quantitativa do cenário global de famílias de patentes sobre hanseníase

Ciênc. saúde coletiva 26 (11) • Nov 2021 •

Rogério Almeida Meneghin

Link: SciELO – Brasil – Quali-quantitative synthesis of the global scenario of patent families about leprosy Quali-quantitative synthesis of the global scenario of patent families about leprosy

Resumo: O trabalho apresenta a análise e a síntese de famílias de patentes sobre hanseníase em nível mundial nos últimos 20 anos.

Foram definidas três vertentes tecnológicas para estudo de ambos os portfólios, assim definidas: diagnóstico, medicamento/tratamento e vacina.

Identificaram-se 3.323 famílias de patentes (790 para diagnóstico, 1.515 para medicamento e 1.018 para vacina).

Foram identificados e analisados 58 titulares, com mais expressivo portfólio de famílias de patentes, dispostos em 13 países.

Para a recuperação das famílias de patentes foi utilizado o sistema ORBIT Intelligence® da empresa QUESTEL®.

Por meio de análise e síntese quantitativa e qualitativa, observaram-se os padrões de cinco indicadores estratégicos sobre o cenário patentário mundial relativo à hanseníase, quais sejam: os titulares das famílias de patentes; os anos de depósito de prioridade unionista das famílias de patentes; os países de prioridade unionista das famílias de patentes; o status legal das famílias de patentes depositadas; e o status legal das famílias de patentes por país de proteção.

Sugere-se que sejam criadas novas políticas públicas que estimulem a sinergia entre as famílias de patentes e os determinantes sociais de populações negligenciadas, no intuito de induzir um caminho seguro para independência tecnológica e melhor desempenho no combate à hanseníase no Brasil.

Rede Raras

Rede Raras

Rede Raras - Observatório de Doenças Raras
error: O conteúdo é protegido.
%d blogueiros gostam disto: